Açúcar em excesso? Sim, até mesmo em produtos light e 0% de calorias

Iniciativa SinAzúcar.org pretende sensibilizar os consumidores para “a real quantidade de açúcar escondida por detrás dos alimentos processados”.

É daqueles que pensa duas vezes antes de meter no carrinho de compras determinados alimentos por duvidar dos benefícios que estes podem trazer para a sua saúde. Então se calhar o melhor é pensar mais uma vez. É que nem todos os produtos com rótulos de “0% de calorias” ou ditos light e mais saudáveis o são de facto e podem esconder mais açúcar do que o que pensa.

A iniciativa SinAzúcar.org, criada pelo fotógrafo Antonio Rodríguez, pretende sensibilizar os consumidores em todo o mundo para “a real quantidade de açúcar escondida por detrás dos alimentos processados”, através da sua comparação com uma unidade tão familiar e compreensível como o torrão de açúcar.

Por exemplo, um iogurte Danone 0% tem cerca de quatro cubos de açúcar ao passo que uma garrafa de coca-cola pode conter 14 torrões de açúcar. Mesmo os cereais integrais, ditos mais saudáveis, podem esconder cerca de cinco torrões de açúcar. (Para ver mais exemplos confira a fotogaleria em cima)

De acordo com a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), o açúcar em excesso faz aumentar o risco de dependência dos consumidores face a produtos açucarados e faz aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como excesso de peso, diabetes, cárie dentária ou problemas de coração.



Mais notícias