Ações: “Você está a comprar alto e a cruzar os dedos”

Na cimeira Bloomberg Invest New York, o investidor Bill Gross alertou para os perigos dos mercados financeiros, semelhantes aos da crise financeira de 2008.

Lucy Nicholson/Reuters

O mercados financeiros norte-americanos estão nos níveis mais elevados desde a crise financeira de 2008, disse Bill Gross, atual ‘manager’ do fundo Janus Henderson e fundador da Pimco – recorde-se que em 2014 ele abandonou a empresa depois de noticiado que a maior gestora de obrigações do mundo estava a ser investigada pela polícia do mercado norte-americano.

“Em vez de comprar baixo e vender a preço alto, você está a comprar alto e a cruzar os dedos”, disse Gross, de 73 anos, na cimeira Bloomberg Invest New York, que decorreu este mês.

As políticas do banco central estão a aumentar artificialmente os preços dos ativos, criando pouco crescimento na economia real e punindo os aforradores individuais, bancos e companhias de seguros, de acordo com Gross. De acordo com as previsões da Bloomberg espera-se que a economia dos EUA cresça 2,2% este ano e 2,3% em 2018.

O fundo de Bill Gross registou lucros de  3,1% até ao dia 6 de junho e obteve um retorno total de 5,4% desde que Gross assumiu a administração do fundo. O Janus Capital Group e o Henderson Group uniram-se para formar o Janus Henderson Group Plc, criando um ‘player’ de investimento global que supera os 330 mil milhões de dólares em ativos.



Mais notícias