ACIF assinala Dia do Empresário Madeirense com seminário e homenagens e jantar de gala

“A Evolução dos Modelos de Negócio” é o tema do seminário a realizar no Funchal na próxima sexta-feira no no Centro de Congressos da Madeira pela ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, no âmbito do Dia do Empresário Madeirense.

O seminário tem início marcado para as 14 horas e contará com as presenças do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Barreto.

Após a sessão comemorativa, seguir-se-á o Jantar de Gala, pelas 19 horas, que contará com a intervenção do ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, e com a presença de vários empresários e entidades oficiais da Região.

O Dia do Empresário Madeirense é uma efeméride assinalada anualmente, desde 2001, que tem por finalidade distinguir os empresários madeirenses que se destacaram, na sua área profissional, no panorama económico regional ou no país onde residem.

O evento surgiu por proposta da direção da ACIF-CCIM dirigida ao Governo Regional, então presidida por Anthony Miles, como forma de perpetuar a data da inauguração da nova sede na Rua dos Aranhas, a 21 de maio de 2001.

Desde essa altura, a associação tem celebrado este dia com a realização de seminário subordinado a diversas temática da atualidade e com um jantar de gala..

Este ano, pela primeira vez, o Dia do Empresário Madeirense conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A presidente da associação, Cristina Pedra Costa, disse esta manhã em conferência de imprensa ser uma honra para a ACIF-CCIM e para todos os empresários do arquipélago, “contar com tão elevada distinção num evento que tem vindo a ganhar dimensão de ano para ano, e que tem como intuito ressalvar o papel do empresário da nossa Região”.

 

Intervenientes no seminário

 

O Millennium BCP e a PwC são patrocinadores deste evento, mantendo uma colaboração que se iniciou há três anos, no caso da consultora, e há dois anos, no caso da entidade bancária.

A exemplo de anos anteriores, o presidente da CIP, António Saraiva, estará presente. Mas, pela primeira vez, estarão no evento diversos Conselheiros da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.

Presentes igualmente vão estar a Confederação do Turismo Português, através do seu presidente, Francisco Calheiros, e a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, que marcará presença através do seu vice-presidente, Vasco de Mello.

Novas realidades e reinvenção de realidades existentes será o mote do debate que terá as intervenções de Rui Manuel Teixeira, administrador executivo do Millennium BCP, José Manuel Bernardo, presidente da PwC, Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Delta Cafés, Pedro Abrunhosa, cantor, compositor e empresário e Bernardo Trindade, presidente da Portugal In,

 

Homenageados

 

Em relação aos homenageados Dia do Empresário Madeirense serão os seguintes:

  • António Jardim Fernandes – Grupo Dorisol;
  • José Egídio Monteiro – Hipocloven, CA ( Diáspora);
  • Grupo Cardoso.

No que toca às empresas, serão homenageadas pela sua relação de longevidade com a ACIF-CCIM, as seguintes organizações:

  • Pestana & Pestana;
  • Vinhos Barbeito Madeira;
  • Manuel Hugo Luís da Silva & Filhos – Madeira Sun.