A insólita atividade dos norte-coreanos numa base de testes nucleares

Analistas estimam dois cenários que podem explicar esta situação: ou os norte-coreanos sabem que esta zona é fotografada ou estão em modo de espera perante um futuro lançamento.

KCNA/via Reuters

Voleibol! Os norte-coreanos jogam voleibol na sua base de testes nucleares e essa actividade considerada insólita para praticar numa área em enorme tensão está a deixar confusos os analistas dedicados a monitorizar a Coreia do Norte. Imagens de satélite capturadas este domingo apareciam funcionários de serviços e de outras duas áreas da zona de testes de Punggye-ri praticando esta modalidade, por sinal, a mais popular na norte da península coreana.

“Isto que sugere que esta base poderá estar em modo de espera”, referiu Joseph Bermúdez, um perito em Coreia do Norte e analista do 38 North, com sede em Washington. “Também se pode considerar que os norte-coreanos estavam a praticar esse jogo sabendo que os iriamos ver e iriamos informar sobre isto. Também estão a enviar-nos uma mensagem de que estão a colocar as infra-estruturas em modo de espera ou estão simplesmente a enganar-nos”.