A formação para quem quer fazer um ‘upgrade’ à carreira

A formação de executivos é uma das apostas de vários quadros empresariais e continua a crescer. A Católica Lisbon, que está entre as melhores Business Schools da Europa, já revelou o calendário para o próximo ano letivo e há novos programas para responder às necessidades do mercado. Saiba quais são as novidades.

Formação condensada e muito prática, a conciliação com a vida profissional e pessoal, o forte networking e a possibilidade de progressão na carreira são as grandes vantagens que muitos quadros reconhecem na formação de executivos, e que os leva a procurar os programas das melhores escolas. A Católica Lisbon, que está atualmente entre as melhores Business Schools da Europa, sendo a melhor Escola Portuguesa de acordo com o ranking do Financial Times (FT), aposta há já 25 anos na formação de executivos e tem prova dadas na área com vários casos de sucesso.

Para o ano letivo de 2017/2018, a Católica Lisbon aposta em alguns novos programas que vêm complementar a vasta oferta desta escola.  Ao todo são 37 os programas de inscrição aberta em várias áreas, que vão desde a gestão geral, à área digital, de marketing, recursos humanos, finanças, saúde ou turismo e transportes. Para além destes programas, existem quatro Executive Masters cujas candidaturas estão a decorrer. Os Executive Masters in Management têm 4 áreas diferentes de especialização: Strategic Marketing, Leadership Development, Digital Innovation e Finance and Control.

Para o novo ano letivo são cinco as novidades, com programas bastantes distintos e que, no fundo, acabam por responder a uma necessidade que o mercado tem vindo a sentir: Design Thinking: for business innovation, Programa de Regulamentação Geral de Proteção de Dados, Personal Branding: Estratégia e Gestão de Marca Pessoal, Family Business: Developing a Sustainable Legacy e Leading HR into the Future: Programa para Diretores de Recursos Humanos.

 

Novos programas

O ‘design thinking’ é uma metodologia de geração de inovação, ‘human-centered’ e especialmente adequada para situações complexas ou com elevados níveis de incerteza. Esta é já uma metodologia adoptada pelas empresas mais inovadoras – nas quais se incluem Google, Apple, GE, IBM ou P&G – e também pelas startups mais admiradas.

O programa Design Thinking for Business Innovation surge assim com o objetivo de capacitar os participantes para o domínio desta metodologia, seguindo as fases de abordagem da Universidade de Stanford. Uma das particularidades desta formação é a realização de um workshop onde uma empresa irá partilhar a sua experiência com a adoção e aplicação do design thinking.

Com entrada em vigor no dia 25 de Maio de 2018, o impacto do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) vai ser transversal a todas a organizações, com diferentes implicações em função da sua indústria, dimensão e visão estratégica. A privacidade e proteção de dados irão passar a ser parte integrante de cada processo organizacional.

O Programa de Regulamentação Geral de Proteção de Dados, da Católica Lisbon, distingue-se dos restantes programas do mercado na medida em que alia duas vertentes essenciais para o novo regulamento: a vertente jurídica (uma vez que aborda as questões legais) e a vertente empresarial e tecnológica (na medida em que visa procurar conciliar a clarificar este novo regulamento à luz das necessidades das empresas).

O conceito de branding tem sido tradicionalmente relacionado com as empresas, mas hoje cada gestor tem de ter consciência da sua existência enquanto marca. Em particular na era digital, com a comunicação em tempo real e o boca a boca originado por inúmeros ‘stakeholders’, criaram-se plataformas e conteúdos que ditam a nossa MARCA. Consequentemente, os profissionais têm de gerir de forma consistente o que define o seu personal branding.

O programa Personal Branding: Estratégia e Gestão da Marca Pessoal conta com a participação de profissionais que são exemplo em alguns dos temas abordados. Além disso, haverá uma sessão prática na qual cada participante poderá criar a estrutura base da sua “marca pessoal”.

Numa época em que as mudanças acontecem a um ritmo elevado, é essencial que as empresas familiares saibam como garantir condições propícias à mudança e inovação, ao mesmo tempo que garantem o bem-estar da família e o desenvolvimento das próximas gerações.

O programa Family Business:Developing a Sustainable Legacy vem precisamente dar resposta a estas questões, num ambiente de aprendizagem e partilha, onde os participantes ficarão aptos a ajustar as suas empresas a um mundo mais complexo e digital, sabendo ainda como tomar decisões mais eficazes e explorar oportunidades com impacto social. Este programa tem como docentes os melhores especialistas em gestão de empresas familiares e empreendedorismo da WHU – Otto Beisheim School of Management e da Católica Lisbon School of Business and Economics, oferecendo ainda oportunidades culturais e de networking a todos os participantes.

Outra das novidades da formação de executivos da Católica Lisbon para o novo ano letivo é na área de recursos humanos, com uma aposta mais especializada destinada aos diretores de recursos humanos. O Leading HR into the Future: Programa para diretores de recursos humanos é orientado para ter impacto real e alinhar a direção de recursos humanos com o negócio.

Uma das particularidades deste programa de recursos humanos é uma visita a Madrid para a conferência “Leading HR into the Future” com Roberto di Bernardini, reuniões e visita à Cidade Financeira do Grupo Santander. Além disso, está previsto um fim de semana residencial para o desenvolvimento de uma proposta e plano de ação, a intervenção de CEO convidados e ainda a possibilidade de convidar um elemento da equipa ou organização a participar num módulo do programa.

Desde que foi criada a Formação de Executivos da Católica Lisbon já formou mais de 45.000 diplomados, realizando-se mais de 100 programas anualmente.



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