21.733 notícias em três dias: Papa em Fátima esteve ‘nas bocas do mundo’

Visita do Papa a Fátima na semana passada, por ocasião do centenário das "aparições", gerou 21.733 notícias em todo o mundo, indica um estudo sobre a cobertura deste acontecimento nos 'media' portugueses e internacionais.

Tony Gentile/Reuters

Em Portugal, e quando contabilizadas todas as referências em televisão, rádio, imprensa e ‘media’ online, a visita de Jorge Mario Bergoglio, que adotou o nome de Francisco, gerou 4.297 notícias, de acordo com a análise da Cision, empresa especializada na monitorização e análise de ‘media’.

O estudo da Cision, que incidiu na análise dos conteúdos informativos que foram difundidos nos dias 12, 13 e 14 de maio, revelou igualmente que a deslocação do pontífice ao santuário mariano português gerou em meios de informação ‘online’ de todo o mundo um total de 17.436 notícias.

Nas redes sociais, a visita do papa Francisco obteve nos três dias analisados um ‘share of voice’ (SOV, nível de partilha entre pessoas) de 39%. Só foi ultrapassado por outro acontecimento que marcou o fim de semana passado: a conquista do Benfica do tetracampeonato de futebol que conseguiu um SOV de 44%.

O objeto de análise deste estudo foram todas as notícias com referência ao papa Francisco veiculadas nos mais de 2 mil meios de televisão, rádio, imprensa e ‘online’ que compõem o espaço editorial português e em mais de 120 mil meios de informação ‘online’ de 190 países monitorizados regularmente pela Cision, pesquisados entre os dias 12 e 14 de maio. Nas redes sociais foram analisadas as referências no mesmo período.



Mais notícias
PUB
PUB
PUB