Estas 100 empresas são responsáveis por 71% das emissões mundiais de carbono

Entre as empresas emissoras incluem-se a China Coal, Gazprom, ExxonMobil, Shell, BP, Chevron, Peabody, Total e BHP Billiton. Mas também as estatais Saudi Aramco, Coal India, Pemex e CNPC.

Cerca de 100 empresas foram responsáveis por cerca de 71% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, segundo o relatório “The Carbon Majors Database: CDP Carbon Majors Report 2017”, elaborado pelo Carbon Disclosure Project em parceria com o Climate Accountability Institute.

A China National Coal Group lidera a tabela das empresas que mais contribuiu para a emissão de carbono, entre 1988 e 2015, seguida pela National Iranian Oil e pela russa Gazprom. Entre as empresas emissoras incluem-se também a ExxonMobil, Shell, BP, Chevron, Peabody, Total e BHP Billiton.mas também as estatais Saudi Aramco, Coal India, Pemex e CNPC. 

“As empresas de combustíveis fósseis também terão de demonstrar liderança como parte desta transição. Devem isso a milhões de clientes que já estão a sentir os efeitos das alterações climáticas, e para outros milhões que exigem energia para o conforto de suas vidas diárias, mas estão a procurar alternativas aos seus produtos”, disse Pedro Faria, diretor técnico da CDP, acrescentando que “todos devemos ser conscientes da nossa responsabilidade compartilhada”.

A contribuição dos combustíveis fósseis para o aquecimento global duplicou desde 1988 até 2016. Apesar do aumento da utilização de gás – combustível menos intensivo em carbono- , a expansão da produção de carvão nos últimos 15 anos levou a um aumento da intensidade geral de emissões de combustíveis fósseis desde 1988, segundo o relatório. 

Conheça a lista completa das 100 empresas aqui.

 



Mais notícias
PUB
PUB
PUB