1 milhão de euros levantados em 5 dias: Como correu Fátima na rede multibanco

Em apenas 5 dias (de 10 a 14 de maio) foram feitos cerca de 16 mil levantamentos nos 19 terminais de multibanco disponíveis na localidade, num valor superior a 1 milhão de euros.

Apesar da visita do Papa ter trazido este ano ao santuário de Fátima mais religiosidade, na comemoração do centenário das aparições, isso não impediu a explosão do consumo.

Em apenas 5 dias (de 10 a 14 de maio) foram feitos cerca de 16 mil levantamentos nos 19 terminais multibanco disponíveis na localidade, num valor superior a 1 milhão de euros. Por hora registaram-se mais de 130 levantamentos, avança a SIBS em comunicado.

Comparando com o período homólogo registou-se um aumento de 9% no número e valor dos levantamentos efetuados em Fátima em 2017.

Boa parte dos levantamentos foram feito por visitantes estrangeiros o que é um espelho do efeito que a visita do Papa teve no turismo.  O ‘top 5’ dos visitantes que maior número de levantamentos e compras efetuaram na rede multibanco é constituído por França; Estados Unidos da América; Reino Unido; Espanha e Suíça.

O pico máximo das operações de levantamento foi atingido no dia 12 de maio, avança a SIBS, que acrescenta que houve uma média de 280 levantamentos por caixa multibanco, cerca de três vezes mais do que a média registada na rede multibanco em abril de 2017 (98 levantamentos por equipamento/dia).

Isto no ano em que se comemora o 100º aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos, assinalado por visita de sua Santidade o Papa a Portugal.

Alargando a análise à Rede multibanco do Concelho de Ourém, verificamos que durante os cinco dias foram realizados cerca de 40 mil levantamentos, num valor superior a 2,2 milhões de euros, e mais de 49.300 compras num valor de cerca de 2,4 milhões de euros. Por hora registaram-se cerca de 330 levantamentos e mais de 410 compras, avança a SIBS.

Em comparação com o período homólogo do ano anterior registou-se um aumento de 3% nos levantamentos e 37% no número de compras na rede multibanco.